Oficina de Animação de Histórias

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: MEPAI11
Sigla: OAH
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MEPAI 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga
Corpo docente: Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa Rodrigues

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ler e animar histórias não passa pelo conhecimento de “receitas infalíveis nem fórmulas mágicas” (Bastos, 1999), mas antes pela experimentação de um conjunto variado de estratégias que se vão vivenciando e adaptando a cada história, a cada animador e, fundamentalmente, ao público a que se destina.

É neste sentido que esta oficina, de caráter essencialmente prático, tem como objetivos principais possibilitar

aos seus participantes:

(i)  Conhecer os pressupostos teóricos que enformam o papel do animador e da animação de histórias;
(ii) Identificar e caracterizar diferentes contextos (formais e não formais) de animação de histórias;
(iii)  Selecionar textos adequados a diferentes públicos e a diferentes finalidades;
(iv) Experimentar técnicas e estratégias de leitura e animação de diferentes textos adequadas a diferentes contextos;
(v)  Utilizar diferentes formas de arte como suporte à animação de histórias: música, teatro, ilustração, etc.

Conteúdos programáticos

1. Contextos formais e não formais de animação de histórias;
2. À descoberta do texto e do prazer da partilha do texto;
3. O mediador/ animador: características e funções;
4. Critérios de seleção de textos em relação com os contextos;
5. Animação histórias com recurso a diferentes expressões artísticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para que estes objetivos possam ser atingidos, serão desenvolvidas sessões nas quais serão privilegiados (i) momentos de seleção e partilha de informação de natureza teórica e de apresentação de projetos já desenvolvidos noutros contextos centrados nos 4 conteúdos iniciais;  (ii) momentos de seleção e análise de textos/histórias adequados a diferentes públicos e objetivos (conteúdo 5); e (iii) elaboração e apresentação de propostas de animação, tendo em conta os contextos, os públicos e os objetivos (conteúdo 6).

Metodologias de ensino

Nesta UC será privilegiada uma metodologia que promova atitudes de pesquisa, seleção e partilha de informação, com vista a (i) incentivar a autoconfiança do formando para expressar opiniões fundamentadas e desenvolver o pensamento crítico e (ii) possibilitar que construa conhecimentos através da experiência ou pela descoberta, a partir da implementação de apresentações orais e escritas e debates (grande grupo, pequenos grupos, role play, etc.).

Assim, serão propostas sessões de partilha e debate (presencial e a distância); de planificação e desenvolvimento dos projetos, incluindo momentos de apresentação e justificação dos critérios definidos na seleção das obras e de apresentação dos produtos planificados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino apresentadas relacionam-se com objetivos da unidade curricular, na medida em que a análise, discussão e partilha de informação visa (i) o conhecimento “dos pressupostos teóricos que enformam o papel do animador e da animação de histórias”; (ii) a capacidade para identificar e caracterizar diferentes contextos (formais e não formais) de animação de histórias e (iii) saber selecionar textos adequados a diferentes públicos e a diferentes finalidades.

Por outro lado, a planificação e a apresentação do projeto de animação permitem que o formando (iv) experimente técnicas e estratégias de leitura e animação de diferentes textos adequadas a diferentes contextos e (v) utilize diferentes formas de arte como suporte à animação de histórias.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC será o resultado das classificações atribuídas aos diferentes produtos apresentados, que terão sempre uma componente individual (apresentação de uma atividade de animação, reflexão sobre a própria atividade, atividade de recolha, etc.):

Participação individual nas diferentes tarefas (30%);

Planificação, desenho e apresentação (pares ou grupo) de um projeto de animação de histórias (70%)

Bibliografia

Abad, E. & Prieto, B. (2007). Te cuento para que cuentes. Madrid: Catarata.
BrynF. & Balsa, Â. (2106). Leitura e educação literária. Lisboa: Pactor.
Colomer, T. (2005). Andar entre libros – La lectura literaria en la escuela. Mexico: Fundo de Cultura Económica.
Gamble, N. & Yates, S. (2008). Exploring Children´s Literature. London: Sage.
Giasson, J. (2005). Les textes littéraires à l’ècole. Bruxelles: Deboeck.
Viana, F.; Ribeiro, I. & Baptista, A. (2014) Ler para Ser. Coimbra: ALmedina

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